Sons soturnos para dias alegres.
Acho que a primeira vez que ouvi Siouxie and the Banshees foi quando vi o clipe
de Peek-a-Boo no Som Pop, apresentado pelo Kid Vinil na TV Cultura. Não gostei
muito, até hoje não sou grande fã da música. Lembro bem da figura marcante da
Siouxie no clipe, mas um dia o som realmente me encantou. No mesmo programa foi
exibido o clipe de Hong Kong Garden. Aí sim. A guitarra aguda, com tons
orientais, o baixo destacado, a batida final num gongo, o vídeo feito com cores
em tons negativos, tudo aspirava a um mistério inalcançável para mim, enquanto
que a energia era um convite a me perder num abismo etéreo. Não dá para
descrever, essa descrição não basta.
Cacei os vinis o máximo que pude.
O que eu podia encontrar, no fim dos anos oitenta, no interior de Minas Gerais,
era nada. Achei uma coletânea chamada New Wave Times em um sebo somente em
1991. Era fascinante, uma paródia do New York Times, feita no Brasil no fim dos
anos setenta pelo... Kid Vinil! Tinha muitas bandas chatas e outras absurdas de
legais, como o The Jam, o Sham 69 e a Siouxie and the Banshees fazendo uma
versão de Helter Skelter. Li nos créditos que a música era dos Beatles, pois
não conhecia, mas até hoje minha versão favorita é a da Siouxie. Começa
devagar, baixo de uma nota só secundado por um guincho de guitarra que vai
sendo acelerado pela bateria, soando como um trem ganhando velocidade aos
poucos até descarrilar violentamente, no final abrupto. Apesar de nessa época
já ter escutado também Cities in Dust no rádio e ter achado a melodia
fascinante, qual não foi a minha decepção ao finalmente achar um disco da
Siouxie num sebo, já em 1992. Era o Hyaena, com uma sonoridade bem mais sutil.
Não bastasse isso, tinha um colante da Fluminense FM na capa e uma amiga, a Ana
Karla, quando viu, achou curioso e tirou um sarro, aumentando o meu desgosto. Tinha
um colante também destacando outra cover dos Beatles, Dear Prudence, que não me
desceu a princípio. Demorou mais de ano para eu realmente gostar do disco, mas
felizmente não desisti dele. Aos poucos as músicas foram ganhando minha afeição
e por muito tempo foi o único disco dela que conheci.
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