Saturday, January 13, 2007

Ourobouros

Aconteceu o que jurei que jamais permitiria acontecer. Quase todo sábado à noite passo dentro de casa. Sempre fiquei abismado com o que se passava com meus pais, eles sempre permaneciam em casa vendo TV e nunca havia nada de bom passando. Não pareciam felizes, ao mesmo tempo em que aparentemente estava tudo muito bem assim. Faz sentido. Em um casamento convencional, sábados à noite fora de casa são jantares em restaurantes caros, nos quais se paga para ficar um olhando para a cara do outro sem saber o que dizer. Ficar sentado no sofá fitando estranhos que não devolvem olhares é menos constrangedor e mais barato. Ou então o que se tem são compromissos sociais, jogos de ilusões tão desagradáveis quanto compromissos profissionais. Descompromisso é imaturidade. Sair para um show de punk rock tal como antigamente porém cheio de garotas de doze anos vestidas como a Siouxie Sioux com camiseta do Good Charlotte junto as suas mães "alternativas" temporãs fazendo-se de muito loucas, para o teatro com comédias vagabundas e nenhuma saudosa montagenzinha vagabunda do Shakespeare, para o barzinho em que há o barulho e o desrespeito pela assepsia que tanto faz falta nos restaurantes de bacanas, porra, tudo isso é dar de cara com um monte de gente que não te conhece e que te encara como uma relíquia que insiste em não ser posta em um ambiente com controle de temperatura e umidade. Claro, os amigos estão por aí, mas, como não ligo para eles em outras ocasiões, me sinto mal por só lembrar de contatá-los quando estou com vontade de sair, o que aprofunda e arreganha o fosso temporal e físico ao qual nos condenamos. Minha sorte é quando o filhão não dorme cedo e posso passar a noite brincando com ele. Mas quase sempre ele passa o dia correndo, andando de bicicleta e se divertindo pra caralho, portanto só me resta sentir a mesma sensação que tinha quando tinha cinco anos e só pegava a TV Tupi, a Globo e a Record em casa. Depois que acabava o Terra de Gigantes no começo da noite de sábado, não tinha nada para fazer além de brigar para ver um programa menos chato na TV. Só que antes era com minha mãe. Dá na mesma, mãe e esposa odeiam nossos amigos, por mais legais e bem-intencionados que eles sejam.

1 comment:

Rody said...

Ah, mas seu estilo é muito bom, não precisa escondê-lo. Onde eu bato o ponto? rs. Abraço.